ESSE É UM DOS MAIORES ALIADOS CONTRA PROBLEMAS DE PELE
- Redação Café Lagos
- 11 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

O protetor solar é um dos maiores aliados para evitar as armadilhas invisíveis contra a pele.
Indispensável, essa é a palavra. O filtro solar se tornou item indispensável no cotidiano, ainda mais na Região dos Lagos, com locais rodeados de praias e lagunas.
Segundo especialistas, o uso do protetor reduz o impacto dos raios ultravioleta sobre a pele, raios esses que causam uma série de problemas na pele:
Previne Câncer de Pele
Evita manchas e sinais de envelhecimento
Reduz o risco de queimadura de pele
Dermatologistas aconselham o uso diário do protetor solar fator 30 ou superior .

Qual fator protetor solar (FPS) devo usar morando em região de praia?
Especialistas recomendam utilizar um protetor FPS 30, no mínimo, não somente em região de praia, em qualquer local.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, um fator de protetor solar (FPS) 2 até 15 possui quantidade baixa contra a radiação UVB.
O FPS 15-30 tem proteção média contra raios UVB, os protetores FPS 30-50 oferecem alta proteção. Se você utilizar FPS maior que 50, terá altíssima proteção.

Devo usar protetor solar nos dias mais nublados? Sim. Deve! De acordo com diversas pesquisas com dermatologistas, está comprovado que é de extrema importância utilizar o filtro todos os dias, principalmente no rosto e na área do pescoço.
" Eu só uso protetor solar quando vou na praia ou na piscina".
Essa frase é dita por muitas pessoas, porém, é uma atitude equivocada. Nos dias nublados ou chuvosos, os raios UV continuam causando danos à pele.
Existem tipos de Raios ultravioletas (UV) , o raio UVA , o UVB e o UVC. Tem diferença entre eles.
O raio UVA tem médio grau de intensidade, é responsável pelo bronzeado, fugas e manchas na pele.
O raio UVB ajuda na fabricação da vitamina D, porém, tem alto grau de intensidade, deixa a pele queimada e vermelha, aumenta o risco de câncer.
O raio UVC na teoria provocaria queimaduras graves e causaria risco de tumores, porém, você não precisa se preocupar, essa radiação fica retida na camada de ozônio.

PROTETOR SOLAR E VITAMINA D Pegar aquele famoso "sol da manhã" ou "sol da tarde" gera benefícios fundamentais para a saúde. A produção de vitamina D é um deles. Apesar dos benefícios da Vitamina D, dermatologistas alertam sobre a o excesso de exposição ao sol. Pessoas com a pele muito branca, que já tiveram doença de pele, devem se expor menos, porque a pele mais clara absorve mais a Radiação. Especialistas recomendam um banho de sol por um período de cinco a trinta minutos, todos os dias. Alguns dermatologistas aconselham o uso de protetor solar. Segundo o estudo divulgado no jornal acadêmico British Journal of Dermatology (BJD), por exemplo, protetor solar não impede produção de vitamina D.
Comments