VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NA PRIMEIRA FASE SERÁ ITINERANTE EM ARARUAMA
- Redação Café Lagos
- 19 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

O sistema de imunização será itinerante em Araruama, na Região dos Lagos, nesta primeira fase de vacinação contra o coronavírus. De acordo com o município, o objetivo é evitar aglomerações em pontos específicos da cidade. A logística montada para o Plano Estratégico de Imunização contra a Covid-19 foi anunciada nesta segunda-feira (18).
De acordo com o Governo do Estado, Araruama receberá 3.210 da CoronaVac nesta primeira fase de imunização.
Mais de 60 profissionais da Saúde estão envolvidos nesse trabalho, segundo a Prefeitura.
Profissionais da Saúde que atuam na linha de frente no combate a Covid-19, idosos a partir de 60 anos que vivem em asilos e pessoas a partir de 18 anos com deficiência que vivem em instituições públicas serão os primeiros a receber a dose.
"Vale ressaltar que a vacinação irá ocorrer de acordo com a quantidade de doses enviadas pelo Estado", alerta o município.
Neste primeiro momento, será enviada à cidade a metade do valor total de 3.210. A segunda dose ficará com o estado e será distribuída depois, no momento de aplicação da segunda dose, que ocorrerá no período entre 14 e 28 dias após a aplicação da primeira dose, segundo a Secretaria de Estado de Saúde.
Apesar do Governo do Estado prever a entrega de 3.210 doses da vacina da CoronaVac para Araruama nesta primeira fase de vacinação, para garantir que todos os imunizados recebam as duas doses da vacina, a Prefeitura informou que vacinará 765 pessoas nesse primeiro momento.
"O Estado prevê entregar ao município até amanhã (terça-feira), 1.531 doses do imunizante. Assim que as doses chegarem a Prefeitura dará início à vacinação e seguirá o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Lembrando que cada pessoa deve receber duas doses , com intervalo de até 3 semanas entre elas, ou seja, nesse primeiro momento serão vacinadas 765 pessoas", afirmou o município.
A vacinação dos idosos e deficientes ocorrerá no local onde vivem. Já a vacinação dos profissionais da Saúde ocorrerá em seus respectivos locais de trabalho.
"A Prefeitura de Araruama pede a compreensão e paciência dos moradores para que a vacinação ocorra sem problemas e, principalmente, sem aglomeração. Além disso, é importante que todos respeitem a ordem dos grupos prioritários nessa primeira fase".
Fonte: G1
Comments