top of page

THEO FRESIA: "O ESPORTE ME TORNOU O QUE SOU HOJE"

  • Foto do escritor: Redação Café Lagos
    Redação Café Lagos
  • 25 de jun. de 2021
  • 5 min de leitura

O surfista Buziano de 22 anos que sonha chegar na elite do Surf Mundial



Foto/Créditos: Mahalosphotography

A Conexão de Theo com o esporte começou quando tinha 8 anos de idade, na Praia de Geribá, em Búzios. Aos 10 anos de idade o surfista já estava na água participando de competições em sua cidade. A ligação com a prancha vem de longa data, após a primeira competição, Theo foi em busca de campeonatos para participar e não parou mais.


Natural de Búzios, Região dos lagos, no Rio de Janeiro, o surfista de 22 anos, vem adquirindo experiência onda após onda, 100 finais disputadas e mais de 40 troféus e medalhas, esses são alguns números da carreira do jovem surfista.


Theo já carrega campeonatos marcantes na memória, o mundial amador júnior, que aconteceu na Califórnia, Estados Unidos, o QS 6000 em Açores, que ocorreu em Portugal, a final do QS 1500 na África do Sul, são inesquecíveis para ele.


De acordo com o Surfista, o esporte foi fundamental, apresentou lugares, pessoas e culturas diversas. Theo é muito grato ao surf, e esse reconhecimento não fica restrito ao esporte. O surfista tem total gratidão ao seu maior combustível, a família.


" Meus maiores incentivadores na história do surf foi minha família"

O esportista destaca o suporte que seu pai, sua mãe e seus irmãos sempre deram no início e na continuação no surf. Através desse apoio familiar, Theo Fresia vai em busca do seu maior sonho dentro do esporte, chegar ao WCT e estar entre um dos maiores surfistas do mundo.


Foto/Créditos: Peloolhardalu

Confira nossa entrevista completa com o surfista.



TÍTULO E CAMPEONATO MAIS IMPORTANTE DA CARREIRA


"Título mais importante da minha carreira é o meu título brasileiro, o profissional sub 21, ele marcou, foi marcante na minha vida. Esse título me ajudou muito a abrir novas portas e ganhar um nome, mas também teve uma final na África do Sul, o QS 1500 que foi incrível, foi na verdade a final no circuito Mundial, essa final foi incrível".


" Pego sempre os pontos fortes de cada atleta, tento mesclar e chegar em um denominador comum"

INSPIRAÇÕES NO ESPORTE


"Maior ídolo eu não tenho, pego sempre os pontos fortes de cada atleta, tento mesclar e chegar em um denominador comum. Eu gosto muito da história do Kelly (Kelly Slater), do surf dele, velocidade, drive, gosto muito muito do Mick Fanning, do Adriano de Souza, Gabriel Medina. Esses caras são inspiração".


Foto/Créditos: Barbara Lamas

CONEXÃO THEO E SURF


"O esporte me tornou uma pessoa, me tornou o que eu sou hoje, se eu não tivesse conhecido o Surf, nem imaginaria o que seria. Conheci vários lugares do mundo, várias culturas diferentes, aprendi várias coisas. Essas relações interpessoais com qualquer pessoa é graças ao surf. O Esporte me ajudou muito, ele é o que eu sou, eu sou Surf. Meu maior sonho como surfista profissional é entrar no WCT (World Championship Tour), e ser reconhecido como um dos maiores competidores do mundo, só de estar entre os 30 melhores do mundo já vai ser um sonho realizado."


PROJETO "APRENDA SURFAR ONLINE"


"O Projeto foi pensado por mim e pelo meu antigo patrocinador, mas as coisas não se encaixaram e a gente tinha outras coisas, ele teve outras coisas, tinha outros objetivos, e eu acabei dando andamento desse projeto na pandemia, momento que não tinha eventos. Então tinha que entregar alguma coisa, e tinha tempo para isso, para pensar. Então, foi algo que eu tirei dali. Sobre o projeto 'Aprenda a Surfar Online', a ideia é fazer essa teoria toda antes da prática. Tem muitos surfistas que compram prancha e acham que já podem entrar no mar. A gente tem 12 vídeo aulas completas, que ensina esse passo a passo de teoria, de saber as regras do surf, saber qual equipamento usar, aonde se posicionar, como sair de condições adversas. Meio que educar esses novos surfistas".


Theo dando aula de Surf (Foto/Créditos: Arquivo Pessoal Theo Fresia)

ESCOLA FRESIA SURF CLASS


"Para ser sincero, a curto prazo eu não tinha ideia de criar a escola Fresia Surf Class, a escola foi criada por meio de uma necessidade mesmo. Meu pai ficou sem trabalho na pandemia, minha mãe também, a escola de dança dela fechou, meu pai é feirante, não tinha mais feira, e eu tinha que fazer alguma coisa, tinha que fazer acontecer. Trabalhei um tempo de motoboy, e paralelo a isso eu estava começando a alimentar o Instagram com aulas particulares, a ideia seria dar minhas aulas particulares quando as praias liberassem e depois me autofinanciar para competir, só que isso cresceu com uma escala que não estava planejada".


"Comecei a dar muita aula, não tinha mais horário e aí surgiu essa ideia de pegar esse sistema gringo, que é ter uma loja, um espaço físico, um aplicativo próprio de reserva com a equipe toda profissional de instrutores, de atendimento. As coisas foram acontecendo, foi passo a passo, mas sempre tive vontade de criar minha empresa, mas isso era a longo prazo, não a curto prazo, em menos de um ano".


"A ideia é criar essa identidade de marca e atleta, para ter esse laço"

RELAÇÃO COM PATROCINADORES


"Minha relação é muito boa, hoje em dia eu tenho o patrocinador principal, é o Barthodomeu e a Primaz Corporate, são duas empresas que me ajudam muito, paralelo a isso eu tenho a espaço Reis Imóveis, a maior imobiliária de Búzios, que dá um suporte incrível e tem vários apoiadores, o Murilo Meira, que faz as minhas pranchas, a Superglass, a Maria Parafina, o Protetor Brazinco. A própria Fresia Surf Class é uma patrocinadora minha, a minha relação é bem boa, a gente estava, a gente cresceu junto e a ideia é criar essa identidade de marca e atleta para ter esse laço".


Theo com a namorada (Foto/Créditos: Arquivo Pessoal Theo Fresia)

ALÉM DO SURF


"Gosto de praticar outros esportes, eu gosto de nadar, eu andava muito de skate, mas hoje em dia eu tenho medo. Não gosto de jogar futebol, eu gosto de nadar quando estou em tempo livre, dou um mergulho, gosto de nadar em Águas abertas.

Quando eu não estou surfando, eu estou dando aula ou estou ficando nessa parte da administração da Fresia Surf Class. Eu gosto bastante também de surfar de hobby com a Lulu, minha namorada, que se amarra em surfar de Longboard, tá sempre me acompanhando. Gosto de ficar em casa com a família, porque na verdade eu passo tanto tempo fazendo muita coisa que quando não tem nada para fazer, que seria surfar, não quero fazer nada".


"Só de estar na água e a gente ter oportunidade de surfar é algo inexplicável"

DICA DO SURFISTA


"A galera que tá iniciando no esporte, tanto da Região dos Lagos, quanto qualquer lugar do mundo, eu acho que é fazer as coisas certas e acreditar no que tá fazendo, independente de você querer ser profissional ou só um surfista, é legal você estudar e saber o que tá fazendo, ver vídeo, aprimorar, tá na água, respeitar tanto a galera fora D'água quanto dentro da água, entender essas regras do surf e se divertir que é mais importante, só de estar na água e a gente ter oportunidade de surfar é algo inexplicável".

Comentarios


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Café Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page