GRUPAMENTO AMBIENTAL RESGATA JIBÓIA COM CERCA DE 2,5 METROS EM SÃO PEDRO DA ALDEIA
- Redação Café Lagos
- 7 de abr. de 2021
- 1 min de leitura

O réptil com cerca de 2,5 metros de comprimento foi resgatada pelos guardas ambientais após ser encontrada pelo proprietário de um sítio nesta segunda-feira (5) no bairro Retiro, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. A Jibóia foi transportada e solta em uma Área de Proteção Ambiental (APA) da cidade, pertencente ao Parque Estadual da Costa do Sol no mesmo dia.
A cobra foi localizada nas dependências de uma propriedade onde funciona uma granja, enquanto um trator fazia a limpeza do terreno. De acordo com a equipe que realizou a soltura, a jiboia apresentava sinais de que havia se alimentado recentemente. Apesar do tamanho, que pode chegar até quatro metros de comprimento, a espécie não possui glândulas de veneno nem dentes inoculadores.
A Coordenadoria de Bem-Estar Animal, Briza Canuto, intermediou o resgate e reforçou a importância da conscientização sobre a preservação da vida animal, principalmente dos produtores e moradores de áreas rurais. “Precisamos agradecer os funcionários e o proprietário da granja pela consciência que tiveram ao solicitar a ajuda do município. É comum que animais silvestres se aproximem de propriedades rurais. Essa interação com a população não é rara, mas deve ser conduzida com todo o respeito à vida animal”, afirmou.
Animais silvestres, quando encontrados fora de seus habitats, devem ser resgatados pela Guarda Ambiental Municipal. Os guardas podem ser acionados por meio do número 153. É de responsabilidade do setor o encaminhamento dos animais que necessitam de atendimento veterinário a institutos autorizados.
Fonte: Prefeitura de São Pedro da Aldeia
Comentários