CIRCUITO DA EMPATIA REALIZA EXPERIMENTO SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
- Redação Café Lagos
- 12 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Seguindo o calendário de homenagem às mulheres, a Prefeitura de Cabo Frio realizou na última quarta-feira (10) o Circuito da Empatia, uma capacitação para as servidoras do município. Por meio de um experimento sensorial, elas vivenciaram histórias fictícias de mulheres vítimas de violência doméstica.
De acordo com a Prefeitura, a ação foi inspirada no Museu da Empatia de Londres, que se dedica a experimentos que desenvolvem nas pessoas a capacidade de olhar o mundo através dos olhos dos outros. Para a superintendente do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), Susiane Borges, o trabalho de assistência à mulher é um trabalho em rede, de interfaces. Por isso, convidou algumas servidoras para o experimento.
“Muitos de nós ficamos sabendo o que as mulheres vítimas de violência passam, mas apenas elas sabem o que sentem. A ideia desta ação é tentar fazer com que as convidadas sintam o que essas mulheres realmente passam, e vivenciem a experiência do momento de fragilidade em que chegam aos CEAMs”, ressaltou Susiane.

Ao iniciar o experimento, a convidada começa uma imersão lendo o relato de um relacionamento abusivo. Logo em seguida é orientada a retirar os sapatos e calçar sapatilhas descartáveis, o que, metaforicamente, segundo a superintendente do CEAM, representa uma troca de identidade.
Seguindo a dinâmica, a convidada segue para a primeira sala, onde escolhe, aleatoriamente, uma história de violência doméstica sofrida por uma mulher. Lá, é orientada a escolher um nome para a personagem e incorporá-la através de elementos, como uma máscara de papel.
Em seguida, caminha até uma segunda sala, onde é atendida por uma assistente social e uma advogada. Neste espaço a convidada vivencia, através da sua personagem, o dia-a-dia da mulher que chega ao Centro Especializado de Atendimento.
Por último, ela é guiada até uma outra sala, onde tem a oportunidade de se olhar no espelho, reconhecer a personagem, e retirar a máscara. Neste local estão algumas maquiagens simbolizando o resgate da autoestima da mulher.
Fonte: Prefeitura de Cabo Frio
Comentarios